quinta-feira, 1 de abril de 2010

Porto Seguro


História

E velejando nós pela costa, na distância de dez léguas do sítio onde tínhamos levantado ferro, acharam os ditos navios pequenos um recife com um porto dentro, muito bom e muito seguro, com uma mui larga entrada.

Pero Vaz de Caminha
Porto Seguro foi, oficialmente, o primeiro local onde aportaram os navegantes portugueses comandados por Pedro Álvares Cabral, quando vieram para tomar posse das terras divididas pelo Tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha, em 1530(1530 pois foi quando o comércio entre Indias enfraqueceu,assim não dava mais lucros para Portugal,assim Portugal se interessou pelo Brasil). Possui antigos monumentos históricos, além de paisagens naturais de rara beleza ao longo da costa.
Visitar o sítio histórico da Cidade Alta é quase uma obrigação para os milhares de turistas que chegam a Porto Seguro - cidade Monumento Nacional instituída por decreto presidencial em 1973. Primeiro núcleo habitacional do Brasil, Porto Seguro, além de ostentar o marco do Descobrimento, desempenhou papel importante nos primeiros anos da colonização. São desta época prédios históricos que podem ser visitados durante o dia ou apreciados à noite, quando sob efeito de iluminação especial.
O passeio histórico pode começar pelo
marco do Descobrimento, de onde se descortina uma das mais belas paisagens do litoral de Porto Seguro. O marco veio de Portugal entre 1503 e 1526, e simboliza o poder da coroa portuguesa, utilizado para demarcar suas terras. Todo em pedra de cantaria, de um lado está esculpida a cruz da Ordem de Avis e, do outro, o brasão de armas de Portugal.
Na mesma área está a igreja de
Nossa Senhora da Pena, construída em 1535 pelo donatário da capitania, Pero do Campo Tourinho. Aí estão guardadas imagens sacras dos séculos XVI e XVII, entre elas a de São Francisco de Assis - primeira imagem trazida para o Brasil - e a de Nossa Senhora da Pena, padroeira da cidade, festejada a 8 de setembro. Para se ter uma melhor ideia de como era a capitania no século de Tourinho e da chegada dos jesuítas, poderá ler alguns trechos das cartas escritas por Manuel da Nóbrega ou por José de Anchieta, padres da Companhia de Jesus sobre a região.
Mais adiante o Paço Municipal ou Casa de Câmara e Cadeia, datada do
século XVIII, uma das mais belas construções do Brasil colônia. Nesse prédio funciona o Museu Histórico da Cidade ou Museu do Descobrimento. A igreja da Misericórdia, ou como igreja do Senhor dos Passos, de estilo singelo, guarda imagens barrocas, destacando-se a do Senhor dos Passos e um Cristo crucificado.
Ainda em meio do casario tombado como monumento nacional, se ergue a igreja de
são Benedito, ao lado das ruínas da antiga residência e colégio dos jesuítas. A igreja foi construída pelos jesuítas em 1551 e era conhecida como de são Pedro e de Nossa Senhora do Rosário. Do lado oposto, ainda na Cidade Alta, localizam-se a estação rodoviária e o aeroporto.
Teve seu primeiro
fortim levantado em 1504 por Gonçalo Coelho e reforçado no século XVII.
O município de Porto Seguro conta com um extenso litoral, cerca de 85 km, de praias de areia fina, branca e sem nenhum tipo de poluição, que está dividido pela foz do rio Buranhém, rio que conta com cerca de 500 m de largura na sua foz, em litoral norte e sul. O litoral norte possui uma infra-estrutura de nível internacional e o litoral sul também está chegando a esse nível. As praias de Porto Seguro são:
Praia D’Ajuda
Praia da Barra Velha
Praia da Pedra Grande
Praia da Ponta de Itaquena
Praia da Ponta de Mutá
Praia da Ponta Grande
Praia de Apaga Fogo

Trancoso
Praia de Caraíva
Praia de Curuípe
Praia de Itapororoca
Praia de Jacumã
Praia de Juacena ou Satu
Praia de Mundaí
Praia de Mutá
Praia de Setiquara
Praia de Taperapuã
Praia do Cruzeiro
Praia do Espelho
Praia do Outeiro
Praia do Rio da Barra
Praia do Rio dos Mangues ou Barramares
Praia do rio Verde
Praia dos Coqueirais
Praia dos Nativos
praia do mucugê

Ilha Bela



Estamos falando, agora, de um potno turístico mágico e de fácil acesso comparado a outros lugares tão bonitos, aconchegantes e paradisíacos quanto este.Ilha Bela representa com magnitude a beleza do litoral Brasileiro, mais precisamente, do litoral paulista!Ilha Bela possui um sistrema de hospedagem impecável composto por hotéis, pousadas, chalés, campings e casa, que proporcionam hospedagens de diversas naturezas, desde um camping próximo a natureza até hotéis de luxo com conforto de sobra.Devido á localização, a muitas praias praticamente desertas e ao suave fluxo de pessoas, as praias e o mar de Ilha Bela são limpos e lindos. O mar das praias tem pouquíssimas ondas e quase nenhuma correnteza, o que proporciona muito mais segurança e prazer para todos.O local permite a pratica de diversas atividades e esportes como Kite, Wind, Rapel, Mergulho, passeios em bananas boat e jet's, além de passeios programados e individuais à trilhas de diversos tipos e às cachoeiras mais lindas do litoral paulista.

Cataratas do Iguaçu




A palavra Iguaçu significa "água grande", na etimologia tupi-guarani. As Cataratas são formadas pelas quedas do rio Iguaçu. Dezoito quilômetros antes de juntar-se ao rio Paraná, o Iguaçu vence um desnível do terreno e se precipita em quedas de 65 m de altura em média, numa largura de 2780 m. Sua formação geológica data de aproximadamente 150 milhões de anos.


O rio Iguaçu mede 1200 m de largura acima das cataratas. Abaixo, estreita-se num canal de até 65m. A largura total das Cataratas no território brasileiro é de aproximadamente 800m e no lado argentino de 1900m. Dependendo da vazão do rio, o número de saltos varia de 150 a 300 e a altura das quedas varia de 40 a 82 metros resultando numa largura de 2.700 metros, com formato semicircular. A vazão de água média do rio em torno de 1.500 m3 por segundo, variando de 500 m3/s nas ocasiões de seca e de 6.500 m3/s nas cheias.
As quedas isoladas podem chegar a quase 300, dependendo do volume de água do rio, reduzindo para menos de 20 em tempo de cheia. Os grandes saltos são 19, três deles do lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant) e os demais no lado argentino. A disposição dos saltos -a maior parte deles no lado argentino e voltados para o Brasil - proporciona a melhor vista para quem observa o cenário a partir do Brasil.

Após uma ampla curva e uma corredeira, a parte principal das cataratas precipita-se lateralmente na profunda fenda de erosão, formando a Garganta do Diabo.Com quase 85m de altura este é o salto mais apreciado pelos visitantes, seu formato, lembra uma ferradura.

Corcovado - RJ


Localizada no topo de uma montanha, a 710 metros de altura, a estátua do Cristo Redentor, no Corcovado, é, com certeza, um dos monumentos mais admirados e visitados da cidade.


Um passeio que se inicia no bairro do Cosme Velho, a bordo de um simpático trenzinho que, até chegar ao Cristo, percorre cenários de rara beleza e forte encantamento visual.


Já lá em cima, o que se vê é puro êxtase: Copacabana, Ipanema, Leblon, Jardim Botânico, o Jockey, a Lagoa, enfim, um Rio de Janeiro deslumbrante durante o dia, iluminado e mágico quando chega a noite.


Sempre sob a proteção do Cristo que, do alto do Corcovado, abraça e abençoa todos aqueles que a cidade acolhe.